Início do Tríduo Pascal com a Missa do Lava-pés e Última Ceia.
No Lava-Pés, Jesus ensina aos apóstolos a humildade e o servir.
A Igreja revive o momento do Lava-pés e celebra a Última Ceia de Jesus com os Apóstolos, na qual o Senhor instituiu a sagrada Eucaristia e lhes dá as últimas orientações.
Jesus antecipa a Páscoa judaica e institui a Eucaristia.
É neste momento que Judas Iscariotes sai correndo e vai entregar Jesus por trinta moedas de prata.
Em seguida foram para o Monte das Oliveiras e Jesus revela a Pedro que o mesmo o negará por três vezes antes de o galo cantar. Pedro discorda.
Dali foram para um lugar chamado Getsêmani e Jesus pediu que descansassem. Jesus seguiu mais adiante e levou consigo Pedro, Tiago e João pedindo que vigiassem enquanto Ele subiu no Monte para rezar onde pede ao “Pai” que se fosse possível, afastasse Dele este cálice, mas que não seja feita sua vontade e sim a “Daquele” que o enviou.
Não demora e Judas conclui sua traição com um beijo na face. Jesus é preso e levado ao supremo tribunal dos judeus. O resto da noite é um mistério indecifrável.
A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza desnudando os altares, quando é retirado todos os enfeites, toalhas, flores, velas, tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer.
Paz e Bem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário