22 de abril de 2011

CAMINHADA E CELEBRAÇÃO PENITENCIAL DA JUVENTUDE

Aconteceu hoje, Sexta-feira da Paixão, às 5:30 hrs, a Caminhada Penitencial da Juventude. O evento reuniu jovens de nossas Paróquias e Comunidades, e contamos ainda com a presença de muitos JOVENS DE ESPÍRITO. Nossa caminhada começou em frente ao campo da Fepasa, na enorme Figueira. Com muita força e persistência seguimos para o Santuário.
No caminho foi feito a Via-Sacra e o teatro Morte e Paixão de Jesus Cristo, realizado por jovens de vários grupos (muitos de nós Escolhidos, e claro não podemos esquecer dos Amigos pela Fé, tendo o Leonardo como Jesus).
Muita alegria, fé e pessoas dispostas a caminharem marcaram presença, tivemos reflexões surpreendentes. Rezamos, cantamos, e fomos impulsionados a Ver situações da realidade nossas de cada dia.
Refletindo sobre o meio ambiente Tema e Lema da Campanha da Fraternidade 2011 “Fraternidade e Vida no Planeta; A criação Geme em Dores de Parto”. Temos sinais visíveis, neste contexto de aquecimento global e mudanças climáticas, que nosso Planeta também caminha para o seu Calvário. As condições de vida do Planeta encontra-se em perigo.
Hora de Celebrar, finalmente depois de caminhar fomos acolhidos por Jesus Ressuscitado e palavras encorajadoras do Padre Rodolfo e de nosso Bispo Dom Demétrio.
Com uma simples história (Os nós da Corda) percebemos que quanto mais próximo estivermos de Deus, mais felizes nos tornamos. Sabemos que, muitas vezes, não somos capazes de manter esta ligação intacta, mas é preciso que reconheçamos os nossos pecados, que fomos infiéis ao amor de Deus para que, nossa amizade com Ele se restabeleça.
POR ISSO EU CANTO ESTA CANÇÃO,
CANÇÃO DE AMOR ARREPENDIDO
AO DEUS QUE É PAI, AO DEUS QUE É PAZ,
AO DEUS QUE É LUZ, AO DEUS QUE É VIDA
POIS QUANDO A GENTE CAI, DEUS AGE COMO PAI,
PERDOA, PERDOA
E TORNA A PERDOAR E ENSINA COMO AMAR
EU SOU CONTRADIÇÃO, EU SOU IMPERFEIÇÃO,
MAS DEUS, ELE É PERDÃO.
COM ESSAS PALAVRAS VAMOS NUMA ATITUDE GENEROSA, CONFRONTAR A NOSSA VIDA E PEDIR FORÇAS PARA RECOMEÇAR UMA VIDA NOVA.
GJ AMIGOS PELA FÉ E OS ESCOLHIDOS
A união deve marcar nossas ações que parecem tão pequenas frente a tantos desafios.
Paz e Bem!

Sexta-feira Santa



Jesus diante de Pilatos é condenado, caçoado e conduzido à morte. 
O silêncio, o jejum e a oração são os traços marcantes desta Sexta-feira Santa, dia em que os cristãos celebram a Paixão e Morte de Jesus.
A celebração da “Paixão do Senhor” focaliza o significado original do sofrimento de Jesus que culmina em Sua morte na cruz. Trata-se do “amor em plenitude” que é assumido na Cruz. Mas, é importante ressaltar que, antes de assumir a cruz de madeira, Jesus assumiu outras grandes e difíceis cruzes.
Podemos ver, hoje mesmo, muitas cruzes levadas por Jesus: uma da traição de Judas e outra da negação de Pedro, a da condenação por parte de Pilatos e do povo e a terceira é a minha e sua cruz de cada dia.
Portanto, celebrar a morte de Jesus na cruz, nos faz pensar nas muitas cruzes que, ainda hoje, colocamos sobre os Seus ombros através da injustiça, do egoísmo, da falta de ternura, da impiedade, da violência, das drogas etc. Faz-nos pensar também sobre as muitas cruzes que os filhos colocam sobre os ombros de seus pais; as cruzes que os pais colocam sobre os ombros frágeis de seus filhos; as cruzes que os esposos colocam-se mutuamente sobre os ombros um do outro e sobre seus próprios ombros; as cruzes que todos colocamos sobre os ombros da comunidade, da Igreja, da sociedade etc. Mas não se esqueça que a Cruz de Cristo nos leva à glória da Ressurreição para a vida eterna.

Cristo não está morto nem morre outra vez, mas celebrar a sua Morte é participar dos frutos da Redenção.

Paz e Bem!


21 de abril de 2011

Quinta-Feira Santa: Missa do Lava-pés e Última Ceia.

Início do Tríduo Pascal com a Missa do Lava-pés e Última Ceia.

No Lava-Pés, Jesus ensina aos apóstolos a humildade e o servir.
A Igreja revive o momento do Lava-pés e celebra a Última Ceia de Jesus com os Apóstolos, na qual o Senhor instituiu a sagrada Eucaristia e lhes dá as últimas orientações.
Jesus antecipa a Páscoa judaica e institui a Eucaristia.
É neste momento que Judas Iscariotes sai correndo e vai entregar Jesus por trinta moedas de prata.
Em seguida foram para o Monte das Oliveiras e Jesus revela a Pedro que o mesmo o negará por três vezes antes de o galo cantar. Pedro discorda.
Dali foram para um lugar chamado Getsêmani e Jesus pediu que descansassem. Jesus seguiu mais adiante e levou consigo Pedro, Tiago e João pedindo que vigiassem enquanto Ele subiu no Monte para rezar onde pede ao “Pai” que se fosse possível, afastasse Dele este cálice, mas que não seja feita sua vontade e sim a “Daquele” que o enviou.

Não demora e Judas conclui sua traição com um beijo na face. Jesus é preso e levado ao supremo tribunal  dos judeus. O resto da noite é um mistério indecifrável.
A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos começados por Jesus nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza desnudando os altares, quando é retirado todos os enfeites, toalhas, flores, velas, tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer.





Paz e Bem!

20 de abril de 2011

As Sete Dores de Maria Santíssima


“…E lá estava ela, aos pés da cruz, de pé. Viu o suplício do seu filho único de perto; e era o pior suplício que alguém poderia sofrer: Ele pagava dolorosamente por crimes que não havia cometido. Ele morria pelos crimes de seus algozes. No entanto, ela permanecia de pé. O coração dilacerado por sofrer junto ao filho, e desejoso de tomar-lhe todas as dores para si. Lembrou-se das palavras do velho Simeão, e de como elas se tornaram realidade… Lembrou-se também de todas as outras vezes que aquela espada de dor transpassou seu coração, e pôs-se a esperar pelas próximas dores que sofreria por seu filho… 
Ela agora recebia o filho morto nos braços. Os que lhe rodeavam tentavam, em vão, ajudá-la a amparar o Cristo. Ninguém, a não ser ela, conseguiria. Pobre mulher;  a mais feliz entre as mulheres e a mais sofredora das mães.”


As Sete Dores de Maria Santíssima são:

1ª - A profecia de Simeão;
2ª - A perseguição de Herodes e a fuga da Sagrada Família para o Egito;
3ª - A perda do Menino Jesus no Templo de Jerusalém;
4ª - O encontro desta Mãe admirável com Seu Filho, carregando a Cruz, no caminho para o Calvário;
5ª - A crucifixão de Nosso Senhor;
6ª - Quando recebeu nos Seus braços o corpo de Jesus Cristo, descido da Cruz;
7ª - Quando depositou Jesus no sepulcro, ficando Ela em triste solidão.


Paz e Bem!

19 de abril de 2011

Missa dos Santos Òleos

Na Missa dos Santos Óleos a Igreja celebra a Instituição do Sacramento da Ordem e a Bênção dos Santos Óleos.
São abençoados os seguintes óleos:
Óleo do Crisma - Uma mistura de óleo e bálsamo, significando a plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma), quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.


Óleo dos Catecúmenos - Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.
Óleo dos Enfermos - É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.

Paz e Bem!

18 de abril de 2011

VIA SACRA



Início da caminhada ao calvário.
Na Segunda-feira, Jesus  sai de Betânia e vai para Jerusalém, com fome. Neste dia houve o episódio da figueira sem frutos e a expulsão dos comerciantes do Templo. Sai da cidade à tardinha (Mc 11,12-19).É o caminho que o Nosso Senhor percorreu rumo ao calvário, para a salvação de cada um de nós!
Ele carregou a cruz dos nossos pecados e nos ofereceu a estrada da paz. Não seja fraco, siga em frente por essa mesma estrada. Não desperdice a liberdade e as bênçãos que lhe foram concedidas.

Paz e Bem!

17 de abril de 2011

DOMINGO DE RAMOS

Início da 
Semana Santa

A abertura da Semana Santa se dá com a celebração da entrada de Jesus em Jerusalém no domingo pela tarde, e sai para Betânia onde passou a noite (Mc 11,1-11).
O povo simples e fervoroso aclama Jesus como Salvador. E grita: “Hosana!”; “Salva-nos!” Ele é o Redentor do homem. Nós também precisamos proclamar que Ele – e só Ele – é o nosso Salvador (cf. At 4,12).
Nesta Celebração são abençoados todos os ramos levados em honra ao Redentor Jesus Cristo. Estes ramos bentos serão queimados pela Igreja no próximo ano e essas cinzas serão usadas na unção da Quarta-feira de Cinzas, onde o Sacerdote unge a testa dos presentes com uma cruz feita com as cinzas dos ramos bentos.
Na Missa de Ramos, o calvário e a paixão de Cristo serviram para que os fiéis refletissem sobre o tema da Campanha da Fraternidade 2011 - “Fraternidade e a Vida no Planeta”. O objetivo da campanha é de contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas. Também motivá-las a participarem dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.

Paz e Bem!

16 de abril de 2011




Quando fomos batizados, aplicou-se a cada um de nós os efeitos da Morte e Ressurreição de Cristo; a pia batismal é portanto o túmulo do nosso homem velho e o berço do nosso homem novo que vive para Deus e sua justiça. É por isso que na Vigília Pascal, do Sábado Santo, renovamos as promessas do Batismo.

É refletindo sobre a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus que vamos celebrar a Semana Santa. Ele deu sua vida por nós. Por isso temos que defendê-la, respeitá-la e amá-la. 
Nessa cultura da violência em que vivemos, onde as pessoas matam umas as outras por banalidades, temos que olhar para os ensinamentos de Jesus e aprender com eles.
O cristão, que entendeu tudo isso, celebra a Semana Santa com grande alegria e recebe muitas graças. Por outro lado, aqueles que fazem dela apenas um grande feriado, é porque ainda não entenderam a grandeza dessa data sagrada e não experimentaram ainda suas graças. 
Ajudemos essas pessoas a conhecerem tão grande mistério de amor!

Paz e Bem a Todos!



11 de abril de 2011

Programação da Semana Santa - 2011
Paróquia São José Operário e Comunidades

Ramos:
    Sábado 16 de abril: 19h - Procissão saindo da Comunidade São Francisco de Assis até Casa de Nazaré para a Missa; 
    Domingo 17 de abril:
       * 8:30h - Missa na Comunidade São João Batista - Vila União;
       * 19h - Procissão saindo da curva do "S" até a Paróquia São José Operário para a Missa;  

Segunda-Feira 18 de abril: Via-Sacra;

Terça-Feira 19 de abril: 20h - Missa Santos Óleos na Catedral;

Quarta-Feira 20 de abril: 20h - Missa na Paróquia São José Operário ( Reflexão dores de Nossa Senhora);

Quinta-Feira Santa 21 de abril (Lava-Pés):
      * 19:30h - Missa na Comunidade Casa de Nazaré;
      * 20h - Celebração nas Comunidades São Francisco de Assis e São João Batista; 
      * 21h - Missa na Paróquia São José Operário;

Sexta-Feira Santa 22 de abril:
      * 5h - Caminhada da Juventude;
      * Vigília Eucarística nas Comunidades durante o dia;
      * 15h - Celebração da Cruz em todas as Comunidades;  
      * 18h - Caminhada saindo do Comboio;

Sábado Santo 23 de abril: Vigília Pascal (participação dos Jovens)
    * 18:30h - Missa na Comunidade São Francisco de Assis;
      * 21h - Missa na Paróquia São José Operário;

Domingo 24 de abril:
       * 8:30h - Batizados de crianças na Paróquia São José Operário; 
       * 19:30h - Missa na Comunidade São João Batista.


Venha você e sua família para as celebrações centrais de nossa fé cristã.
Participe da Páscoa do Nosso Senhor Jesus Cristo.


Feliz e Santa Páscoa a Todos!
Paz e Bem!

4 de abril de 2011

PARABÉNS FELIPE !

Distância nenhuma é capaz de não deixarmos de dar parabéns ao um amigo! Você pode não estar no meio de nós, mais guardamos cada momento ao seu lado nos nossos corações.
Hoje é seu dia amigo, hoje é dia de comemorar a sua vida, hoje é dia de te desejar muitas felicidades. Que você continue sendo essa pessoa linda e maravilhosa que é. E a saudade está demais viu ?


Desejamos a você, toda felicidade desse mundo e que você tenha muita paz, amor, saúde, fé e que continue seguindo o caminho do nosso Pai.
Esperamos você, aqui com a gente de novo!
                                                                                                        
 Nós te amamos !

 Paz e Bem!
GJ Os Escolhidos

1 de abril de 2011

PROGRAMAÇÃO PARA ABRIL!!!

01/04 - Visita na Escola Carlos Arnaldo
             Horário: 08:00 hs


01/04 - Jovens na Missa do Sagrado Coração
            Horário: 19:15 hs / Local: Paróquia São José Operário


02/04 - Ensaio do teatro para Caminhada Jovem
             Horário: 14:00 hs / Local: Paróquia São José Operário


02/04 - Reunião de Setor
             Horário: 14:00 hs / Local: Escola Vocacional


03/04 - Missa dos Jovens e Escala de Jovens para o Abaixo Assinado
             Horário: 19:30 hs / Local: Paróquia São José Operário


09/04 - Reunião do C.P.P.
             Horário: 20:00 hs / Local: Paróquia São José Operário


12/04 - Arrastão da Solidariedade
            Horário: 17:00 hs / Saída: Sabesp


12/04 - Preparar Missa do Sábado Santo
            Horário: 20:00 hs / Local: Paróquia São José Operário


14/04 à 21/04 - Semana da Cidadania " Juventude, Terra Viva."
                         Gesto Concreto ( a definir)


17/04 - Aniversário da Laura ( a definir)


19/04 - Aniversário do Marcelo ( a definir)


22/04 - Caminhada da Juventude Semana Santa
            Horário: 04:30 hs / Saída: Paróquia São José Operário


30/04 - "Jovens em Missão". Visita na Comunidade São Francisco de Assis
             Horário: 20:00 hs